A identidade visual consiste em um conjunto de símbolos que são construídos para representar uma empresa, um produto ou um serviço. Dentro deste conjunto estão elementos como cores, formas e fontes, que são reunidos para traduzir todo o conceito por trás de um negócio.
Suponhamos que o seu nome seja “Milton”. Apenas Milton. E que você não possua nenhum documento de identificação que possa mostrar o seu rosto, a sua assinatura, o local onde você nasceu ou detalhes do gênero para diferenciá-lo dos outros Miltons.
Podem existir milhões de pessoas como você no mundo e vocês parecerão ser apenas um indivíduo, pois não têm elementos que demonstrem o quanto são diferentes. A comparação pode soar estranha, mas é para isso que existe a identidade visual: para que as empresas sejam diferenciadas e digam, a partir de alguns elementos, quem são, de onde vêm, o que vendem e para quem vendem.
Se você quer que a sua empresa se destaque no mercado, é preciso saber que a identidade visual é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, uma boa identidade visual faz com que sua empresa apareça e seja lembrada pelos clientes.
Durante a construção da sua marca é essencial ter em mente que a identidade visual deve ser impactante e bem diferenciada das demais. Só assim a sua empresa poderá gravar a marca na cabeça das pessoas e crescer em meio a tantos concorrentes.
É claro que, com tantas opções no mercado, fica muito difícil saber o que pode dar certo para a sua empresa. É difícil saber o que mais ganhará destaque e o que mais chamará a atenção dos consumidores.